• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Skip to footer navigation
Spunin Dark  Ness

Spunin Dark Ness

  • Home
  • Blog
  • Contato

Crédito Rotativo: o que é? Como funciona? Entenda mais aqui!

11 de fevereiro de 2022 by Spunin Dark Ness

O crédito rotativo é uma alternativa para os consumidores que não conseguem quitar suas dívidas no dia do vencimento. Afinal, todos sabem que imprevistos podem acontecer, e essa é uma das alternativas propostas pelas instituições financeiras. 

Quando o cliente não consegue realizar o pagamento da fatura no dia, ele pode optar pelo parcelamento da mesma ou pagar o mínimo. O resto será financiado pelo crédito rotativo, muito conhecido pelos consumidores. 

Enfim, por todas essas características, muitas pessoas se perguntam: o que é crédito rotativo? Caso queira conhecer todas as características deste processo, continue a leitura e confira todas as informações. 

crédito rotativo

Posso usar o FGTS para pagar dívidas? Entenda: https://nasuaconta.com.br/blog/fgts-para-pagar-dividas/

O que é crédito rotativo? 

O crédito rotativo é um termo conhecido no mundo financeiro. Isso acontece quando os consumidores pagam somente uma parte do valor da fatura, ou seja, inferior ao valor original mas superior ao mínimo exigido. 

Dessa forma, o saldo que continua em aberto, deve ser quitado no mês seguinte. Por essa característica, o valor se torna o seguinte termo: crédito rotativo. A maioria dos consumidores considera essa forma de pagamento um empréstimo pessoal de curto prazo. 

Esse procedimento é muito importante no mundo financeiro, pois imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa! E, para prevenir os juros por falta de pagamento, as pessoas recorrem a essa alternativa. 

Como funciona o crédito rotativo?

Este processo pode ser utilizado até o vencimento de sua fatura. Ou seja, caso utilize com o saldo devedor, ainda mais encargos e taxas serão cobradas na próxima fatura de seu cartão de crédito. 

Se o consumidor não realizar o pagamento mínimo total ou parcial da parcela, automaticamente encontrará uma alternativa no parcelamento do saldo devido, mas com taxas especiais. 

Todos esses procedimentos são necessários para organizar a vida financeira dos consumidores. Lembre-se de só considerar essa proposta em momentos de emergência, nada além disso. 

Não deixe que esse procedimento se torne uma rotina em sua vida financeira. Afinal, quando isso acontece constantemente, todo o seu planejamento financeiro pode ser atrapalhado. 

Quais são as novas regras do cartão de crédito?

No mês de Abril de 2017, novas medidas foram impostas sobre os cartões de crédito, incluindo as medidas do crédito rotativo. Seu principal objetivo é a redução dos juros, entregando uma solução para os consumidores.

Ao optar pelo pagamento mínimo da fatura, os consumidores evitam mais problemas financeiros, como o superendividamento. Mas antes de adotar essa medida, tenha em mente: só a utilize em momentos de necessidade. 

Para impor essa nova regra, o rotativo passou a ter um limite de 30 dias. Após esse período, o valor deve ser pago completamente. Para quitar a fatura, uma alternativa é solicitar um empréstimo, mas essa não é a única solução. 

Como evitar precisar deste crédito?

Para evitar este crédito, os consumidores podem adotar medidas simples em seu dia a dia. Dessa forma, a vida financeira se mantém organizada, evitando mais dor de cabeça relacionado a isso. 

  • Analise com cuidado todas as taxas de juros que são cobradas. Para realizar este processo, é importante entrar em contato com o banco;
  • Anote todos os seus gastos em uma planilha e não gaste mais do que pode pagar;
  • Sempre que possível, pague o valor total da fatura, evitando qualquer tipo de juros na próxima cobrança. 

Enfim, é importante optar por essa alternativa em situações de emergência, nada além disso. Inclusive, tenha em mente que é melhor pagar o valor mínimo, do que não pagar nada da fatura e deixá-la atrasada. 

crédito rotativo

Quais são as opções de pagamento da fatura?

Em situações de emergência, a maioria das pessoas se desespera e acaba entrando em um superendividamento por falta de opção. Porém, graças às novas medidas adotadas pelos cartões de crédito, o período do rotativo se estendeu para 30 dias. 

Entretanto, para evitar que essa situação aconteça, existem algumas medidas de previsibilidade para que o pagamento seja efetuado. Isso tudo sem atrapalhar o seu planejamento financeiro e evitar a cobrança de juros altos!

Se não conseguir quitar o valor completo, é possível escolher outras alternativas de parcelamento. Todas essas opções tornam possível quitar o valor, sem entrar em uma grande bola de neve. 

Quando vale a pena usar o rotativo?

Por fim, mas não menos importante, os consumidores devem estar atentos sobre os momentos para usar o rotativo. Não torne isso um hábito, pois ele só prejudicará o seu planejamento financeiro. 

Existem algumas coisas a avaliar e decidir se essa é ou não a melhor opção para o seu caso. Enfim, para manter suas finanças organizadas, veja quando usar o crédito rotativo para o pagamento da fatura. 

  • Quando as taxas do parcelamento são baixas;
  • Quando existe a possibilidade de solicitar mais parcelas;
  • Quando a contratação é rápida e prática. 

Todos esses aspectos indicam que é uma boa ideia contratar o rotativo. Novamente, não deixe que isso se torne um hábito, pois isso só prejudicará a sua vida financeira. 

Primary Sidebar

Posts Recentes

crédito rotativo

O crédito rotativo é uma alternativa para os consumidores que não conseguem quitar suas dívidas no dia do vencimento. Afinal, todos sabem que imprevistos podem acontecer, e essa é uma das alternativas propostas pelas instituições financeiras.  Quando o cliente não consegue realizar o pagamento da fatura no dia, ele pode optar pelo parcelamento da mesma […]

Footer

 

Categorias

  • Crédito Rotativo (1)

Conheça nosso site

  • Home
  • Blog
  • Contato

Posts Recentes

crédito rotativo

O crédito rotativo é uma alternativa para os consumidores que não conseguem quitar suas dívidas no dia do vencimento. Afinal, todos sabem que imprevistos podem acontecer, e essa é uma das alternativas propostas pelas instituições financeiras.  Quando o cliente não consegue realizar o pagamento da fatura no dia, ele pode optar pelo parcelamento da mesma […]

Copyright © 2022 Spunin Dark Ness. Todos os Direitos Reservados.

  • Home
  • Blog
  • Contato